A audiodescrição possibilita que pessoas com deficiência visual tenham acesso à arte, à cultura e ao entretenimento através da tradução de imagens em texto ou em áudio. Pode ser aplicada a absolutamente qualquer obra ou evento em que as imagens desempenhem papel relevante, como peças de teatro, filmes, livros ilustrados, exposições e passeios turísticos.
•
Audiolivro
Os livros gravados trazem a versão em áudio de textos originalmente impressos. Fundamental na inclusão cultural de pessoas com deficiência visual, representa também uma excelente alternativa para quem gosta de adicionar mobilidade ao prazer da leitura, nas caminhadas ou na academia, dirigindo, pedalando ou utilizando o transporte coletivo, realizando tarefas domésticas ou aguardando atendimento em uma fila
•
Legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE)
O desenvolvimento desta modalidade de legendas obedece a parâmetros específicos, tais como a posição do texto na tela, o número de linhas, o tempo de exposição, a segmentação adequada e a indicação das informações sonoras relevantes. Esses critérios, estabelecidos por pesquisas acadêmicas com foco no público-alvo brasileiro, têm por objetivo favorecer o conforto na leitura, garantindo ao espectador surdo ou ensurdecido uma melhor compreensão do conteúdo e, principalmente, uma maior imersão na experiência proporcionada pela obra.
•
Consultoria para projetos culturais
Pensamos junto com você sobre a melhor forma de tornar seu projeto acessível, avaliando os recursos que melhor se aplicam à obra ou ao evento específico, a partir de uma análise abrangente que compreende as características do projeto, as possibilidades de aplicação, o relacionamento com o público e o aproveitamento do potencial criativo dos recursos de acessibilidade
•
Formações
Palestras, oficinas e cursos podem ser desenvolvidos em formatos específicos, a fim de contemplar as necessidades de diferentes grupos, que vão desde pessoas interessadas em atuar na área até produtores culturais que buscam uma aproximação ao público com deficiência.
•
Mentoria
Mentoria a profissionais iniciantes: A formação profissional é imprescindível para uma atuação competente junto ao público com deficiência. No entanto, os primeiros passos fora do ambiente seguro da sala de aula evidenciam, por vezes, as dificuldades inerentes a um mercado de trabalho em constante movimento. O acompanhamento dos novos profissionais tem por objetivo estabelecer um espaço de colaboração, oferecendo o suporte necessário para o início de uma carreira alicerçada no contínuo refinamento técnico, a ética, o relacionamento digno com os contratantes, o respeito aos usuários dos recursos de acessibilidade e o fortalecimento dos serviços oferecidos por esta área profissional.